foto de uma menina de 7 anos na birmânia, ela está vestida para seu casamento.

Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

?Mandinga pra quê? - ?Festejar, como?

Hoje pouco tempo depois de acordar eu abri meu Msn e a janela do Msn Hoje me mostrou uma notícia que ensinaria uma “mandinga” infalível para o amor. Aquilo me fez rir e refletir durante o dia e decidi escrever sobre isso.
Quando penso de novo na oferta de aprender uma “mandiga” me deu logo vontade de virar um aprendiz de feiticeiro, ou “mandingador”, e até a hora da virada do ano aprender uma mandinga infalível que mate a fome das pessoas de minha cidade, ou uma infalível que acabe com o sofrimento das crianças que são desumanamente exploradas na Índia com seus olhos furados e crianças mulçumanas enforcadas e queimadas; ou uma infalível magia que acabasse com a dor das mulheres que são violentadas, tem seus filhos raptados e os seios decepados, especialmente na África; ou uma infalível feitiçaria que evitasse a guerra do narcotráfico que recruta crianças, muitas vezes brilhantes, e ceifa vidas ao preço de papelotes de maconha; alguém, por favor, me ensine uma mandinga que permita as pessoas terem acesso à Saúde Pública honesta e decente, dentro e fora do Brasil – ?Qual seria o tamanho do grimório das magias que eu quero “mandingar” até o fim de 2010?
(imagem contra o abuso verbal contra a mulher)
( Na Imagem: Eles Enforcaram as crianças muçulmanas e então eles as queimaram.)

Acho que ninguém é capaz de me ensinar essas mandingas. Eles vêm todo ano com aquela de 3 pulinhos na beira da praia, vela, barquinho, peça de roupa da cor do amor, paixão, riqueza ou paz. – Quanta pobreza de “mandingas”. – Engraçado é pensar que milhares de pessoas são influenciadas por uma noção comum a comprarem em massa peças de roupas de cores especificas para suas sortes serem bem atraídas para o novo ano. Vejo na TV todos os anos milhões de pessoas se vestirem de branco e a paz não parece nem um pouco mais fácil. A China, as Coréias, O Irã, o Rio de Janeiro e tantos outros em pé de guerra, a violência familiar parece ainda muito distante do fim, - ?onde está a paz?
Pergunto-me, ?se tantas camisetinhas e um pensamentozinho positivo de uma massa quase embriagada fazendo contagem regressiva consegue mesmo numa mágica eliminar a dor e o sofrimento do mundo, dando-nos paz? – O que vejo, são milhões em dinheiro indo para os bolsos dos comerciantes que crescem vários por centos com as vendas de fim de ano.

Não acho que seja possível capturar a realidade e num golpe de vontade manifestado por um ritual materialista e mudar o mundo num passe de mágica. Só consigo ver a manipulação dos meios de comunicação e dos mercados de bens de consumo que levam as pessoas a pensarem que o fim do ano é uma data extraordinária e que, se entramos o ano de bem com a vida, tudo vai dar certo. ?Se é assim, então, o que está errado? – Não vejo nada acontecer, me junto a Caetano pra falar que “algo está fora da nova ordem mundial”.

Parece que a maioria das pessoas no fim de ano se torna mais cega que de costume. Eu do lado de cá me pergunto, ?o que faz da virada do ano um dia tão especial? – O dia 31 de Dezembro tem 24hs e o seguinte também. Quando penso nas pessoas que estão sofrendo, como as pessoas que falei acima, pra elas o dia 31 de hoje não será nada mais que um dia longo e esgotante de dor, e amanhã não será muito diferente. - ?Algo mudou? - ?Onde está o poder das camisetinhas e das mandingas? – É assustador como eu mesmo passei vários anos ignorando estas coisas, hoje não vejo ou consigo ver o dia de hoje como um dia especial no seu sentido mais corrente. Não posso me deixar crer que tudo está bem, alguns não querem ver ou ouvir, eles estão cegos, eles estão surdos.

Lembro-me novamente do fato das pessoas querem tanta paz no fim do ano. Isso revela a busca desesperada das pessoas por uma Esperança, o mundo busca loucamente, cegamente, por uma Esperança que lhes dê paz de espírito. É muito importante perceber este sentimento nas pessoas e acho que o último dia do ano se torna especial por este fato de tantas pessoas no mundo inteiro demonstrarem abertamente sua sede de Esperança quase nunca saciada. O que falta pensar é se a maneira como tentamos realizar esse único desejo de paz está surtindo efeito.


Parece que a cada ano o mundo clama mais e mais por Paz e por uma Esperança. Se elas estivesse vindo só pelo fato de desejar e “mandingar”, o número de pessoas clamando deveria diminuir. - ?O que está fora da ordem deste novo mundo do novo ano? – Ma parece que “mandingar” não está com nada, não tem o menor efeito, parece mais a testa de ferro de um esquema consumista e materialista de uma parte da sociedade que se beneficia da ignorância, da boa fé e da fragilidade das pessoas no fim ano. Eu sinto vergonha de tudo isso!
Gostaria que as pessoas no fim de ano tivesse mais coragem de lutar pela cura da dor dos outros, que em cima de suas camisas brancas riscassem palavras de ordem e protesto e que essas palavras fossem marcadas na alma também. Que se assustassem de passar mais 365 dias e 6 horas e quase nada ter sido feito. Deveríamos juntar ao sentimento comum de paz, a cooperação com quem já faz algo e trazer verdadeira paz ao mundo. Precisamos nos sentir responsáveis uns pelos outros! Gostaria de beijar os mais próximos e mostrar-lhes que poucos têm esse carinho e que levar adiante esta atitude é a verdadeira magia do Amor e da Paz. O dia 31 de Dezembro deveria ser o dia da corrente do bem que rasga a noite e desemboca no dia 1 de Janeiro, porque uma noite só é pouco pra o mundo começar a se amar. É preciso começar.(Na Imagem: Não deveria machucar ser criança.)

Agora me viro para aqueles que se crêem cristãos e lhes pergunto, ?se suas ceias de fim de ano parecem tão felizes assim? - ?Quantos que passariam fome e solidão hoje à noite vão ter o que comer junto a alguém por causa fartura de vocês? – Me pergunto, ?se alguém que deseja realmente servir a Cristo, que é o Deus de Amor, pode seguir ignorando tudo isso? – Quando olho pra mim, eu penso que não. O mundo clama por ajuda e nós estamos festejando, dançando no dia do enterro de tantos que morrem de frio, “de fome, de raiva e de sede”. (Caetano). Mais coerente seria vestir luto e jejum em luto dos que sofrem, ou fazer como todo bom anfitrião que só se serve depois de ter a certeza de que todos em sua casa têm comida servida. “Falta o cristão aprender com São Francisco” que doaria tudo, até as vestes do corpo. Eu mesmo me envergonho de ainda não ser assim. (Lenine)
(Na imagem: Tudo que nós precisamos é amor. E Comida. E Água. E Abrigo.)

Não quero “mandingas” de fim de ano, nem camisetinha branca ou pulinhos na beira do mar, nem festinha na casa da Barbie. Eu gostaria que você que me leu fizesse algo mais além por você e pelos outros, mesmo que fosse somente repassar este texto para fazer mais alguém pensar conosco sobre a nossa vergonha. Peço que hoje abrace seus amigos e parentes e os estranhos também e deseje profundamente que o amor exista entre vocês e assim Deus se mostrará através do milagre do gesto de amor que está cada vez mais sumido no mundo de hoje, nos levando a enxergar um simples beijo como um milagre.

Por Túlio Miranda.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. " Sinto como se as pessoas se perdessem, sem sentidos, sem referências, sem Amor .. sem saber quem são. "

    ResponderExcluir
  3. Então, ?o que podemos fazer, Dane, pra resgatar tais experiências humanas que se perderam? - Você como psicóloga e eu como historiador, e quem mais nos ler. ?Como podemos ajudar? - Acho que é preciso começar pela nossa sensibilidade que faça esta dor ter uma verdadeiro significado de Cartase.

    Beijos Dane !!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa sua reflexão,é sempre bom pensar nos problemas que nos cercam e que fingimos não enxergar.Mas, meu caro essas contradições sempre fizeram e sempre farão parte do mundo e do nosso sistema,infelizmente.Até o momento, único e que já mostrou ser capaz de se apresentar de várias formas,como um coringa em um jogo de cartas.A respeito das mandingas,elas fazem parte da tradições e cultura de um povo,extremameais forte e viva, afinal de contas o homem sempre buscou respostas que explicassem os fatos curiosos da vida, temos essa necessidade.Acredito que , somos capazes de diminuir as injustiças do mundo,mas nunca acabá-las.Por outro lado, não podemos deixar de fazer o que acreditamos que seja verdade, porque os cético não acreditam!!!!temos que nos anestesiar em alguns momentos, fechar pra balanço mesmo,para não enlouqueçermos!!!!o mundo não mudará da noite pro dia!!!sou muito idealista, acredito em um país mais digno e justo;não o ideal,porque ele não existe!!!!quanto aos fatos que envolvem a cristandade não acredito que seja pertinente adentrar nesse mérito, do mais temos que viver de bem com a vida, e tudo aquilo fazermos que acreditamos que seja certo!!!fazendo nossa parte como cidadão do mundo e mudando realidades visíveis aos nossos olhos e palpáveis aos nossos olhos,plantando valores e mudando realidades.

    ResponderExcluir
  5. Para Deco ...
    Obrigado pelas críticas =D
    Contradições e Tradições, temos em todas as culturas, minha intenção não é acabar com todas. Acho que as contradições se colocam como elementos básicos da vida e a tradição é essencial para a solidificação da cultura. O que me desejo mostrar é a necessidade de não mostrar nenhuma passividade ou empatia com as perversidades existentes em qualquer situação da vida. Tanto meu ofício e o seu estão ligados as tradições e contradições culturais e, particularmente, acho que são encantadoras por mostrarem as profundidades da experiência humana. Quanto ao ceticismo e realismo da atitude justa e coerente; concordo com tua atitude de ter o pé no chão e saber que mudaremos o mundo aos poucos, mas eu perguntou, ?Se pensarmos que nossa luta não terá resultados servirá? - Eu me coloco mais para a noção da mudança interior que gradualmente atinge o exterior como uma condição inevitável da paz. Vejo que você tem fé na justiça e na atitude correta das pessoas, isso é muito bom. Eu gosto de acreditar que sempre poderemos mais, se haverá um mundo perfeito, precisamos começar a mudar pra saber se ele é possivel... ?Como podemos antecipar o futuro? - Sei que se hoje eu fizer algo por amor, melhor será nosso momento. Gosto da rasoabilidade que os céticos praticam, mas por tais sensos não podemos antecipar o futuro e dizer como ele será ou não, ou se nossa sociedade será verdadeiramente justa ou não, acho que é uma questão de Fé. Você pode dizer que sou como Lennon, um sonhador. "Mas eu não sou o único", acho que ser teimoso tem suas vantagens =D

    Obrigado mesmo meu amigo da Leis pelo seu carinho em abrir este debate comigo !!

    abraços e que O Amor de Deus ilumine sua vida !

    Túlio Miranda

    ResponderExcluir
  6. É muito bom ver uma pessoa comentar sobre um assunto como esse. Realmente a dor, a pobreza,a miséria, é algo que vem cescendo a cada dia e nada é feito para curar tamnaho sofrimento. As pessoas só se lembram do significado amor em festividades de fianl de anos, onde muitos chegam fazer até festas de caridades para arrecadamento de mantimentos de sobrevivência. Acho isso uma tremenda babauice, pois era algo para ser praticando durante todo o ano, não apenas no final. Deus nos ensinou e nos deu seu amor e nós o que fazemos com isso? A vida não tem sentindo se não tocarmos a vida das pessoas. E como disse Cora Carolina: "Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
    E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Devemos ensinar o amor de Deus a todas as pessoas. O mundo vive em guerra, por não deixar Deus habitar, ser o centro. Não é mandiga que vai curar a dor do mundo... a resposta é Deus! E as pessoas só O conhecerão se nós levarmos essa resposta! Não sejamos crentes apenas em vossas mentes, são nossas atitudes que revelam quem realmente somos! É tempo de fazer a diferença e nós podemos sim, fazer a diferença para um mundo melhor!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Jéssica, por somar comigo aqui.
    Todas as atitudes de ajuda são importantes. Mesmo que sejam feitas uma vez ao ano.
    Quando penso nessas caridedes, eu me pergunto se há alguma auto-promoção, ou se ela não incentiva o crescimento da pessoa para que possa através de sua energia manter-se mais a adiante. Ou seja, se a caridade é um ato sincero de doação, sem outras intenções, e se este ato de doação vai além do consumo e atinge a produtividade no âmbito humano, respeitando a individualidade e potencialidade do outro, sem humilhá-lo ou excluí-lo.
    Penso também na caridade com a luta pacífica contra as organizações, nossos maus-hábitos, pessoas e conceitos culturais que promovem um sociedade estática e extremamente seletiva, onde as pessoas são como peças a serem medidas e valorizadas segundo sua utilidade. Acho que ai também existe caridade para aliviar as dores das pessoas.

    ResponderExcluir
  8. As vezes penso que o mundo está anestesiado com tudo isso. Coisas terríveis acontecem diariamente e ficam no anonimato. Só a uma divulgação ou ato para resolver o problema quando acontece com alguém do poder. E nós nos comovemos com tudo isso, mas com o tempo que sai da mídia, sai também de nossas mentes e de nossos corações. Como se tudo não passasse de uma ficção de novela. Até porque agora tudo se mistura. Novelas e filmes que não passam de uma reprodução da vida. Será que tudo isso também não passa de filme de cuta metragem? Infelizmente não. Realmente é triste quando nos deparamos com essa realidade. E são poucos os que fazem algo para mudar essa história. São poucos que revolucionam a vida para mudar essas situações. Quem tem coragem de mudar isso? Somente os márteres? Acredito que não. Cada pessoa pode mudar essa situação. Pois se olharmos para o lado podemos nos deparar com uma vizinha que recebe maus tratos do marido, uma criança que é violentada, entre outros. Então para que possamos mudar o mundo precisamos mudar primeiramente a nós mesmos e depois o nosso próximo. Penso que dessa forma podemos dormir tranquilos,com uma consciência de que dei o meu melhor.

    ResponderExcluir